A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), informou que no ano passado as prestadoras adquiriam 3,5GHz na licitação do 5G, podendo ativar as estações com tecnologia de quinta geração.
Na última quinta-feira, o Grupo de Acompanhamento da Implantação e Soluções para os problemas de interferência (Gaispi), tomou a decisão, na faixa de 3.625 a 3.700 MHz que é ligada a Anatel.
Com no mínimo de 63 estações de 5G ativadas no Recife, as operadoras Claro, Tim e Vivo devem ter até o dia 28 de novembro, quando a obrigação prevista vence no edital. O sinal também será ativado nas cidades de natal (RN) e Fortaleza (CE)
A Tim informou que oferecerá o sinal a 19 bairros no Recife e com chegada total a todos os outros bairros até o fim do ano.
1 Boa Viagem,
2 Casa Forte,
3 Torre,
4 Parnamirim,
5 Alto Santa Terezinha,
6 Várzea,
7 Casa Amarela,
8 Morro da Conceição,
9 Pina,
10 Apipucos,
11 Soledade,
12 Tamarineira,
13 Derby,
14 Torrões,
15 Graças,
16 Zumbi,
17 Madalena,
18 Macaxeira,
19 e Aflitos.
As operadoras Vivo e Claro ainda não informaram quais serão os seus primeiros bairros atendidos. É preciso ter um aparelho celular habilitado pelo menos nos tipos de conexão: “standalone” (SA) ou “non-standalone” (NSA), que é a mais comum, para poder ter acesso à Internet móvel de quinta geração. Já os novos aparelhos já estão habilitados.
O Radar do Sertão surgiu como uma nova alternativa para notícias fresquinhas para o nordeste do Brasil. O projeto já vem sendo idealizado desde 2018, porém, começamos para valer em 2021.