Arthur Lira, instaura nessa segunda-feira (04), uma comissão para mudanças das regras eleitorais

Arthur lira, instaura nessa segunda-feira (04), uma comissão para mudanças das regras eleitorais

Será realizada hoje, as 14h no horário de Brasília, em uma comissão especial para uma mudança nas regras eleitorais. Arthur Lira, tem como objetivo de fazer voltar o financiamento privado já para 2022. Para agilizar esse pedido, o presidente da Câmara vai usar como Barriga de Aluguel, a proposta de emenda da PEC 125/2011, que trata do adiamento de eleições pertos de feriados nacionais.

Arthur Lira tenta mudar as regras das eleições

Essa PEC, feita pelo tucano Carlos Sampaio, já esteve em outros lugares. Todavia, agora, os deputados usarão um texto subjetivo em cima de um texto base.

Lira, tem como objetivo, de driblar resistências a cerca de duas propostas polêmicas, que são: a adoção do distritão, que vem para finalizar a regra de proporcionalidade na eleição de deputados federais; e o retorno do financiamento eleitoral privado, como já citado.

Contudo, existe um entendimento de que essas duas regras hoje, daria muito poder aos caciques partidários, o que os transformaria em ‘cartolas da política’, escolhendo então, os candidatos, e quanto cada um deve receber dos fundos eleitoral e partidário.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Radar do Sertão surgiu em 2020 como uma nova e inovadora fonte de informações confiáveis do estado de Pernambuco. Todo dia você terá notícias importante sobre a sua cidade. O Radar do Sertão veio para ficar e se definir o novo patamar de informações.