Bolsonaro, volta a ameaçar o STF contra direitos de povos indígenas às suas terras

Bolsonaro continua em uma dura posição para tirar o uso obrigatório da máscara

Jair Bolsonaro ameaçou neste sábado (28) que caso os ministros garantam os direitos dos povos indígenas às suas terras, ele pode não conseguir cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o prazo. “Se aprovado, tenho duas opções, não vou dizer agora, mas já está decidida qual é essa opção, é aquela que interessa ao povo brasileiro, aquela que estará ao lado da nossa Constituição”, exalta.

Vale destacar que Bolsonaro se referiu ao “povo” como um grupo de brasileiros que concordavam com ele. Disse ainda que as decisões que beneficiam os indígenas inviabilizam o agronegócio e as exportações do país, e a população passa fome, o que é mentira.

Bolsonaro, volta a ameaçar o stf contra direitos de povos indígenas às suas terras
Foto: Amanda Perobelli

O cronograma argumenta que os povos indígenas só podem reivindicar as terras que ocupavam na data da promulgação da Constituição Federal em 5 de outubro de 1988, ou áreas que já eram disputadas na Justiça na época, embora isso não tenha sido escrito em nosso Magna Carta.

Considerando que algumas pessoas foram expulsas de seu local de origem naquela época, na prática, tratava-se de uma enorme pólvora negra. Ironicamente, o STF tem pressionado fortemente por decisões que garantam os direitos dos povos indígenas.

A ironia é que o STF vem empurrando com o estômago para garantir os direitos dos povos indígenas aos seus territórios ou a decisão de tratá-los novamente como cidadãos de segunda classe.

O tribunal sempre foi um contraponto importante ao golpe do presidente, mas é sobre o assunto e torna-o cúmplice do bolso. Porque os indígenas continuam passando fome, sofrem violência e são mortos em conflitos de terra.

Se a intenção dos ministros é evitar um aumento da tensão, essa ideia obviamente não foi bem realizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Radar do Sertão surgiu em 2020 como uma nova e inovadora fonte de informações confiáveis do estado de Pernambuco. Todo dia você terá notícias importante sobre a sua cidade. O Radar do Sertão veio para ficar e se definir o novo patamar de informações.