Ciro Gomes, do PDT, atualmente concorrendo à presidência do país, afirmou numa evento da OAB-SP, nesta sexta-feira (02), que “não será fácil furar a polarização entre Lula e Bolsonaro”, os dois candidatos que estão nas frentes das pesquisas e acumulam 77% das intenções dos votos dado a última pesquisa do Instituto Datafolha. Sua declaração se deu ao decorrer de um debate organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo.
“Todos os candidatos da polarização têm compromisso com a mesma matriz, que se traduz no prático no Brasil: câmbio flutuante, superávit primário, meta de inflação, política de preços da Petrobras, teto de gastos e autonomia do Banco Central. Acabou. Piloto automático, deixa tudo como está.
E a gente promete picanha e cerveja de um lado e combate ao comunismo de outro. Podem rir porque isso é o que está acontecendo no nosso país, se nós não desarmarmos essa bomba. Tem 30 dias para gente fazer isso. Estou muito crente que estamos conseguindo. Não será fácil, mas estamos conseguindo”, pontou.
Com a última pesquisa do Datafolha, publicado no dia um de setembro, a 30 dias das eleições, mostrou Ciro ainda em terceiro lugar, com 9%, tendo como sucessores, Jair Bolsonaro, com 32% e Lula com 45%. Assim como, na pesquisa divulgada pelo Ipec, na última segunda, dia 29 de agosto, mostrou Ciro com também 7%, sucedido por Bolsonaro com 32% e Lula com 44%.
Suas palavras foram claras a respeito do que difere os dois candidatos mais votados nas pesquisas. Contudo, pontou que sua forma de plano para economia é muito semelhante.
“Qualquer imbecil sabe que o Lula é diferente do Bolsonaro. Eu estou falando do modelo. É rigorosamente o mesmo: câmbio flutuante, superávit primário, meta de inflação. Há 15 anos, essa estagnação econômica faz com que a capacidade instalada brasileira esteja ocupada 80%, 75%.
Ora, quem é o empresário que vai investir num país em que a capacidade de investimento já instalada não dá conta de otimizar o investimento? E a produtividade da economia brasileira está indo para o brejo”.
O Radar do Sertão surgiu como uma nova alternativa para notícias fresquinhas para o nordeste do Brasil. O projeto já vem sendo idealizado desde 2018, porém, começamos para valer em 2021.