Nova pesquisa Datafolha: Lula tem 48% contra 36% de Bolsonaro, 8% de Ciro e 5% de Simone
Nova pesquisa Datafolha: Lula tem 48% contra 36% de Bolsonaro, 8% de Ciro e 5% de Simone

- By: Fernanda Sobral
- • 12.09.2022
O candidato presidencial do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, detém 48% dos votos válidos no primeiro turno, enquanto Jair Bolsonaro do PL, aparece com 36%. Os números são da pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, 09, encomendada pela TV Globo e Folha de S.Paulo.
Na rodada anterior, em 1º de setembro, o PT teve a mesma proporção de 48%, enquanto Bolsonaro chegou a 34%. As flutuações do ex-capitão estão dentro da margem de erro. Ciro Gomes, do PDT, ocupa o terceiro lugar com 8% dos votos válidos, enquanto Simone Tebet, do MDB, tem 5% e os demais candidatos têm 3%.
A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, sugerindo que é possível uma partida no segundo turno entre Lula e Bolsonaro, mas uma vitória do PT não está descartada nem no primeiro turno.
Na última terça-feira, 06, o ex-presidente disse que começou a buscar os chamados “votos úteis” de eleitores que apontaram outros nomes, como Ciro, nas pesquisas de ontem

“Se o cara que tem 1% quer ir para o segundo turno, por que a gente não pode querer ganhar no primeiro turno, se falta apenas um tiquinho? Veja quanto falta para a gente chegar lá”, comentou.
“A gente precisa aumentar a nossa capacidade de trabalho. Temos de perguntar todo dia o que estamos fazendo. Quantos votos eu consegui? Com quantos adversários eu conversei e quantos eu convenci? Isso é o que nós temos de fazer, companheiros do movimento social, dos partidos, dos sindicatos.”
Possível segundo turno
Considerando a intenção geral de voto – não excluindo brancos, inválidos e indecisos, Lula se mantém com 45% marcados no início de mês, em contra partida, Bolsonaro oscilou positivamente, indo de 32% para 34%. Já Ciro oscilou negativamente, indo de 9% para 7%, já Simone Tebet manteve seus 5%, este é o cenário do primeiro turno até o momento.
- Governo reduz estimativa de alta do PIB em 2023
- Hercílio, secretário geral do MDB, se aproxima de Fuad: ‘Aberto ao diálogo’
- Milei é eleito presidente da Argentina
- Pernambucanos podem perder desconto na conta de energia elétrica
- Lula vai receber Maduro, ditador da Venezuela, mais uma vez em 2023
Analisando um segundo turno entre Bolsonaro e Lula, o Datafolha divulgou que o petista ganharia com 14 pontos de vantagem. Enquanto o ex-presidente ganharia com 53% dos votos, Bolsonaro teria apenas 39% da intenção de votos. Analisando a pesquisa de início do mês, Lula ganhava por 15 pontos, sendo 53% a 38%.
Bolsonaro, tem ainda, a maior quantidade de rejeição entre os concorrentes a presidência. Ele tem 51%, para aqueles que não votariam nele de jeito nenhum. Logo em seguida são: Lula – 39%, Ciro – 24%, Simone – 14% e Soraya Thronicke, do União Brasil com 14%.
Para a entrevista, o Datafolha utilizou 2.676 pessoas de 16 anos ou mais, em 191 municípios entre 8 e 9 de setembro. Sua margem de erro é de dois pontos percentuais, considerando um intervalo de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-07422/2022.
Últimas notícias
-
Governo reduz estimativa de alta do PIB em 2023
-
Hercílio, secretário geral do MDB, se aproxima de Fuad: ‘Aberto ao diálogo’
-
Milei é eleito presidente da Argentina
-
Pernambucanos podem perder desconto na conta de energia elétrica
-
Garimpo ilegal devasta área de 118 hectares em Rondônia e no Amazonas
-
Conselho Monetário aprova medidas do Plano Safra