O desemprego no Brasil, atinge taxa nunca antes vista, chegando a 14,7%, referente ao 1° trimestre de 2021. Com isso, os desafios que o país enfrenta, em decorrência da pandemia da covid-19, só vem piorar esse quadro, de acordo com a divulgação do IBGE. Dessa forma, o número de desempregados vem batendo um novo recorde, chegando na marca de 14,8 milhões de pessoas.
“É a maior taxa e o maior contingente de desocupados de todos os trimestres da série histórica, iniciada em 2012”, informou o IBGE.
Com esses dados, pode-se concluir que teve uma alta de 6,3% ou de mais de 880 mil pessoas, que estão na fila por uma vaga de emprego no Brasil; quando comparado com o 4° trimestres de 2020. Sendo assim, em um ano, 1.956 milhões de pessoas perderam seus empregos.
Estes dados, foram colhidos através de uma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a Pnad. Na pesquisa anterior, referente ao trimestre que acabava em fevereiro, taxa de desemprego estava em 14,4%, que atingia cerca de 14,4 milhões de brasileiros.
Mesmo sendo novos recordes negativos, todos da área já estavam esperando esse resultado. Pois a mediana das previsões, realizadas pela Reuters, afirmava que a taxa ficaria em 14,7%, referente ao trimestre encerrado em março.
“O primeiro trimestre de cada ano, como a gente já viu em outros anos, é um período de aumento da desocupação. Ou seja, não é um movimento específico deste ano, mas um comportamento relativamente esperado para este trimestre do ano. Mas, essa sazonalidade pode estar sendo aumentada pelos efeitos de 2020 sobre o mercado de trabalho”, pontou a analista da pesquisa, Adriana Beringuy.
O fato do presidente continua insistindo em furar o isolamento social acaba prolongando a pandemia. O presidente entende que não é necessário fazer isolamento social para lutar contra a Covid. Dessa forma, o desemprego acaba aumentando.
O Radar do Sertão surgiu como uma nova alternativa para notícias fresquinhas para o nordeste do Brasil. O projeto já vem sendo idealizado desde 2018, porém, começamos para valer em 2021.