Embaixador de Israel defende parceria na área tecnológica em Petrolina

Embaixador de israel defende parceria na área tecnológica em petrolina

Em uma visita, nesta quinta-feira (06), o prefeito em mandato de Petrolina, Simão Durando Filho recebe o embaixador de Israel no Brasil, Shmulik Arie Bass com sua comitiva. Em sua agenda, o embaixador fará uma série de visitas de cortesia da Embaixada de Israel ao nordeste brasileiro, visando estabelecer laços entre os países, em questão, principalmente, no que se diz a troca de tecnológica em recursos hídricos e na agricultura.

Petrolina, sendo a maior cidade do sertão pernambucano, mostrou para o embaixador os seus sistemas públicos de irrigação, que foram conseguidos através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e também, por suas enormes fazendas de grande porte na produção de manga e uva.

De Petrolina para o Mundo

No momento de encontro, o embaixador deixou claro o propósito que o levou até Petrolina, cidade essa, já muito reconhecida internacionalmente pela fruticultura irrigada, que contribui para as diversas necessidades do mundo. Petrolina, tem por ano, uma produção de cerca de 170 mil toneladas de manga e 49 mil toneladas de uva, que chegam até os diversos países do mundo, como por exemplo: Portugal, Canadá, Holanda, Espanha, EUA e Reino Unido, o que gera um capital, para Petrolina, anualmente, de quase R$ 300 milhões.

Embaixador de israel defende parceria na área tecnológica em petrolina
Foto: Jonas Santos

Shmulik, além de fazer os elogios, também se mostrou favorável na disponibilização, de sua moderna tecnologia de manejo das águas, técnica essa que fez de Israel conhecido mundialmente, pois eles utilizam modelos inovadores. Essa troca ocorreria por meio de favores entre os países em questão.

“Quando chegamos aqui vimos essa área florida e esse é o sonho de Israel, transformar uma área desértica em verde. Fico muito feliz de saber que a relação entre Israel e Brasil fez tão bem para tantas pessoas. Temos um ditado que diz ‘se não tem farinha, não tem Torá, o nosso livro sagrado; e mais uma vez fico contente de ver que vocês estão unindo a educação com a alimentação, isso é muito importante. Vocês são os heróis do Brasil porque mesmo com a pandemia não pararam de produzir alimentos e nesse ano a agricultura salvou a economia desse país“, pontou o embaixador, bastante emocionado.

Osvaldo Coelho, leva Petrolina ao mundo

Simão Durando, que é vice do atual prefeito, refrescou a memória de todos ali presente, falando do fato histórico que já mostra uma relação duradora de Petrolina e Israel, tendo por ela, a ida do ex-deputado Osvaldo Coelho ao país 30 anos atrás.

Embaixador de israel defende parceria na área tecnológica em petrolina
Foto: Reprodução

“Osvaldo Coelho foi até Israel buscar novas tecnologias, conhecer as técnicas de irrigação para trazê-las ao Vale do São Francisco. Hoje, com muita satisfação, recebemos o embaixador de Israel, que veio ver de perto a nossa evolução, o que há de mais moderno no Brasil e no mundo na implementação agrícola, na fruticultura irrigada. Petrolina, que foi transformada a partir da irrigação, se destaca por sua gente trabalhadora, de uma força política de homens comprometidos com o desenvolvimento da região que não se deixaram desanimar pelas adversidades do nosso clima semiárido nordestino. Nos enche de orgulho saber que o que estamos fazendo aqui não deixa a desejar para nenhum país do mundo“, fala um pouco sobre as contribuições de Coelho, para Petrolina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Radar do Sertão surgiu em 2020 como uma nova e inovadora fonte de informações confiáveis do estado de Pernambuco. Todo dia você terá notícias importante sobre a sua cidade. O Radar do Sertão veio para ficar e se definir o novo patamar de informações.