Veja a data da realização do Enem

Veja a data da realização do enem

De acordo com os planos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, órgão responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, acontecerá apenas nos dias 16 e 24 de janeiro de 2022, segundo seus trabalhos internos. O pronunciamento, ocorreu no dia 3 de maio, por meio de um ofício circular, de Alexandre Gomes da Silva, diretor da Avaliação da Educação Básica, DAEB, que vem para informar a data para os outros diretores do órgão.

Pronunciamento

“Em consonância com as informações do Senhor Presidente do Inep apresentadas na Reunião de Diretorias ocorrida hoje, 03 de maio às 09 h, encaminho para ações decorrentes deste Gabinete e das respectivas Diretorias, ratificando que os dias 16/01/2022 (domingo) e 23/01/2022 (domingo) são as datas definidas para as aplicações das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) regular em sua edição 2021″, escreveu Gomes, para os outros.

O documento em questão, vem ainda para informar sobre o ENEM Digital, que tem a realização por meio de computadores, sendo diferente do ENEM 2020, no ENEM 2021 será realizado no dia do exame regular.

O Inep, vem recebido várias críticas por não ter uma data certa para o exame, exame esse que vem sendo um critério de ingresso usado por quase todas as universidades do Brasil, e essa indecisão afeta cerca de cinco milhões de estudantes.

Normalmente, antes da pandemia, o exame era aplicado em novembro. Contudo, desde a edição de 2020, ocorreu pela primeira vez no ano seguinte. Este atraso, afeta diretament4 as matrículas e por consequência, o início do ano letivo das universidades.

Contudo, o órgão não se manifestou sobre as datas de maneira oficial. Na última quinta-feira (13), em reunião com o Conselho Nacional de Educação, CNE, o presidente, Danilo Dupas, informou os conselheiros que a edição de 2021 do Enem não deveria acontecer esse ano.

Pois, a realização do ENEM 2021, não está apresentada nas metas do Instituto para os 2021, tendo apenas constando apenas planejamento do exame, para 2021 e não sua aplicação.

Falta de Verba?

Mesmo sendo contrariado em relação a verba do Enem, por causa do corte de verbas do Ministério da Economia. Mas, eles afirmaram que o orçamento de 2021 foi disponibilizado cerca de 200 milhões de reais para a realização do exame, cerca de um terço do valor aplicado normalmente para o mesmo exame.

Nesta nota, o Inep diz que “tem orçamento suficiente para realizar o Enem 2021 e que tentar antecipar a divulgação da data de realização do exame com base em documentos preparatórios é desinformar a população”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Radar do Sertão surgiu em 2020 como uma nova e inovadora fonte de informações confiáveis do estado de Pernambuco. Todo dia você terá notícias importante sobre a sua cidade. O Radar do Sertão veio para ficar e se definir o novo patamar de informações.