Skip to main content

Governo reduz estimativa de alta do PIB em 2023

Governo reduz estimativa de alta do PIB em 2023

Estimativa do PIB teve uma grande queda

Nesta terça-feira (21), o Ministério da Fazenda revisou para baixo sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano de 2023. Agora, o governo estima um aumento de 3%, em comparação com a projeção anterior de 3,2% anunciada em setembro.

O PIB é um indicador crucial que reflete o desenvolvimento econômico, representando a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. De acordo com a Secretaria de Política Econômica (SPE), a redução na previsão se deve, em parte, a projeções menos otimistas para o setor de serviços até o final do ano e à revisão das expectativas de crescimento para o terceiro trimestre de 2023.

Apesar dessa revisão para baixo, a perspectiva para o último trimestre é de uma aceleração na atividade econômica, o que, segundo a SPE, resultará em um crescimento levemente superior em 2023 em comparação com o ano anterior.

Caso essa projeção se concretize, o crescimento do PIB em 2023 ficará um pouco acima do registrado em 2022, quando a economia teve uma expansão de 2,9%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A despeito da redução, a estimativa do governo permanece superior à projeção do mercado financeiro, que prevê um crescimento de 2,85% para este ano, conforme indicado pelo boletim Focus do Banco Central, baseado em informações de mais de 100 bancos na última semana.

Quanto a 2024, o Ministério da Fazenda também rebaixou suas expectativas de crescimento para o PIB brasileiro, ajustando a previsão de 2,3% para 2,2%.