Governo reduz estimativa de alta do PIB em 2023
Governo reduz estimativa de alta do PIB em 2023

- By: Radar do Sertão
- • 21.11.2023
Nesta terça-feira (21), o Ministério da Fazenda revisou para baixo sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano de 2023. Agora, o governo estima um aumento de 3%, em comparação com a projeção anterior de 3,2% anunciada em setembro.
O PIB é um indicador crucial que reflete o desenvolvimento econômico, representando a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. De acordo com a Secretaria de Política Econômica (SPE), a redução na previsão se deve, em parte, a projeções menos otimistas para o setor de serviços até o final do ano e à revisão das expectativas de crescimento para o terceiro trimestre de 2023.
Apesar dessa revisão para baixo, a perspectiva para o último trimestre é de uma aceleração na atividade econômica, o que, segundo a SPE, resultará em um crescimento levemente superior em 2023 em comparação com o ano anterior.
Caso essa projeção se concretize, o crescimento do PIB em 2023 ficará um pouco acima do registrado em 2022, quando a economia teve uma expansão de 2,9%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A despeito da redução, a estimativa do governo permanece superior à projeção do mercado financeiro, que prevê um crescimento de 2,85% para este ano, conforme indicado pelo boletim Focus do Banco Central, baseado em informações de mais de 100 bancos na última semana.
Quanto a 2024, o Ministério da Fazenda também rebaixou suas expectativas de crescimento para o PIB brasileiro, ajustando a previsão de 2,3% para 2,2%.
Últimas notícias
-
Governo reduz estimativa de alta do PIB em 2023
-
Hercílio, secretário geral do MDB, se aproxima de Fuad: ‘Aberto ao diálogo’
-
Milei é eleito presidente da Argentina
-
Pernambucanos podem perder desconto na conta de energia elétrica
-
Garimpo ilegal devasta área de 118 hectares em Rondônia e no Amazonas
-
Conselho Monetário aprova medidas do Plano Safra