Visando garantir cidadania e direitos para a população negra e LGBTQIA+, Petrolina faz uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, a fim de trazer uma sociedade mais justa para todos os moradores, independente do que sejam. Com esta iniciativa, pessoas negras e LGBTQIA+ poderão ter acesso a atendimento jurídico relacionado ao racismo, LGBTQIA+fobia, seguridade social, pensão alimentícia, regime de guarda, direitos do consumidor, entre uma infinidade de outras coisas.
Para aqueles que necessitarem dos atendimentos, deverão se direcionar para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos humanos, a Sedesdh. Os atendimentos já começarão mesmo em meio a pandemia, seja de forma remota ou presencial, respeitando todos os protocolos de segurança, para que assim evite a disseminação do vírus.
Bruna Ruana, secretária executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, veio lembrar que a finalidade é de dar apenas suporte às pessoas que necessitam de intervenção da justiça para ter acesso a seus direitos.
Como já falado, os serviços começam a ficarem disponíveis, tendo que fazer o agendamento, para isso, a população deverá entrar em contato com a Secretaria Executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, através do WhatsApp: (87) 99103-6999, do telefone: 3862-1508 ou procurar a sede da secretaria na Av. Gilberto Freire, S/N, Vila Mocó.
O Radar do Sertão surgiu como uma nova alternativa para notícias fresquinhas para o nordeste do Brasil. O projeto já vem sendo idealizado desde 2018, porém, começamos para valer em 2021.