Petrolina vem tendo ações bem fortes em relação ao mosquito Aedes aegypti, como consequências dessas ações, nos primeiros quatro meses deste ano, Petrolina teve uma redução de 96,6%, quando comparado com o mesmo período do ano passado, no número de casos de dengue, doença essa, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Sendo os dados o seguinte, o município registrou apenas 15 casos de dengue de janeiro a abril de 2021, sendo que de janeiro a abril do ano anterior, 2020, foram 380 confirmações no período em questão.
A Secretaria de Saúde do município, da nome a essa redução, devido às ações que vêm sendo desenvolvidas no município, valendo sempre pontuar a importância da população no combate ao mosquito.
Sempre lembrando que as recomendações para frear o desenvolvimento do mosquito, são: manter fechadas caixas d’água, tonéis e tanques. As garrafas e recipientes devem ser armazenados de cabeça para baixo e os pneus mantidos sempre cobertos.
É importante sempre ficar de olho nos vasos de plantas, lavar corretamente os recipientes e colocar areia nos locais. O lixo doméstico também deve receber uma atenção especial: devendo ser colocado em sacos plásticos e as lixeiras devem ficar sempre bem fechadas. Não jogue lixo na rua ou em terrenos baldios, apenas local certo.
A prefeitura destaque que, todos os dias os agentes de endemias fazem buscas em residências, escolas e órgãos públicos para eliminar possíveis criadouros do mosquito. É realizado também um trabalho de educação, através de panfletos, orientando os moradores sobre a prevenção e os prejuízos que o mosquito Aedes pode trazer.