Prefeito de Parnamirim tem o celular clonado e vem alertar para golpes

Prefeito de parnamirim tem o celular clonado e vem alertar para golpes

Ferdinando Lima de Carvalho, prefeito de Parnamirim, cidade do interior de Pernambuco, teve o seu celular clonado. Assim que clonado, os estelionatários enviaram mensagens de WhatsApp para diversos contatos do prefeito, em que pedia transferências bancárias via PIX. Ferdinando veio a público, em sua página pessoal, informar para quem receba alguma mensagem do tipo, não faça o que pedem.

Segundo o pronunciamento do mesmo, a ocorrência já é de conhecimento das autoridades, que estão analisando as providências e a responsabilização dos envolvidos.

Golpes pelo WhatsApp

O prefeito Ferdinando, não foi o primeiro e infelizmente, não será o último, pois segundos dados da Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, durante a pandemia cresceu o número de tentativas de golpes. Sendo a clonagem do número e acesso ao WhatsApp, um dos meio mais famosos.

Prefeito de parnamirim tem o celular clonado e vem alertar para golpes
Foto: Febraban

Essa clonagem vem ocorrendo de diversas formas, todavia, tem alguns métodos que conseguem evitar que isso ocorra. Por exemplo: se você não passar por telefone o código que chegou via SMS, o bandido não consegue invadir sua conta. Mesmo que você passe e sua conta estiver autenticação por dois fatores, ele também não vai conseguir entrar.

Com isso, é de suma importância que quem ainda não fez, faça imediatamente, para isso: abra seu WhatsApp, clique em “conta” e depois em “confirmação em duas etapas”. Depois é só configurar uma senha que só você saiba. Coloque também um e-mail de recuperação.

É importante, evitar cair em golpes que sejam de mensagens pedindo dinheiro ou dados pessoais. Verifique o contato para saber quem está do outro lado. Se o contato for de uma pessoa conhecida, tente ligar ou falar com ela por outro aplicativo de mensagens. Em alguns casos, o telefone da pessoa ficará bloqueado. Ligue para conhecidos dela que possam confirmar a situação.

Um dos passos mais importante, preste atenção no nome do titular da conta enviada para transferência e se ele é diferente do seu contato. Na dúvida, não tenha pressa. Os fraudadores pedem urgência para a vítima não ter tempo de conferir as informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Radar do Sertão surgiu em 2020 como uma nova e inovadora fonte de informações confiáveis do estado de Pernambuco. Todo dia você terá notícias importante sobre a sua cidade. O Radar do Sertão veio para ficar e se definir o novo patamar de informações.